Sistema VLT de Sorocaba será tema de reportagem na revista inglesa Railway Gazette
22/03/2019
O sistema VLT- Veículo Leve sobre Trilhos - de Sorocaba será pauta de uma reportagem na próxima edição da revista inglesa Railway Gazette. Especializada em notícias sobre o setor ferroviário, o jornalista Benjamin Zelqui veio ao Brasil em busca de projetos consolidados nesta área, e na 21ª edição da feira internacional NX Expo, realizada em São Paulo, no último dia (19), conheceu o projeto de Sorocaba durante uma palestra do secretário de Mobilidade e Acessibilidade que também é presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante.
Nesta quinta-feira (21), o jornalista veio até Sorocaba conhecer de perto o projeto e foi recepcionado pelo engenheiro e secretário adjunto, José Carlos Almeida. Em uma sala de reunião, Benjamin conheceu por meio de uma apresentação as condições da ferrovia e o patrimônio histórico que envolvem elas. Ele também questionou sobre a etapa em que o projeto se encontra, que é de estudos para o desenvolvimento do projeto final, com prazo para setembro de 2019.
O projeto VLT de Sorocaba, está entre os cinco melhores projetos de mobilidade urbana do mundo. A classificação ocorreu durante um Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, realizado na Espanha e apresentado pelo prefeito José Crespo.
Além disso, o jornalista conheceu o projeto do BRT e entendeu como serão feitas as integrações entre os modais. Na sequência, um tour pela cidade e pelas linhas férreas na estação ferroviária de Sorocaba. Após alguns registros feitos do local, Benjamin retornou a capital para logo mais voltar a capital britânica.
“ Uma experiência e muitas informações que serão divulgadas de maneira a esclarecer a otimização e conservação da malha de Sorocaba”, conta o jornalista.
A matéria de Sorocaba vai ser distribuída em 140 países, com a expectativa de ser reconhecido mundialmente. “ Nós temos este potencial, pois Sorocaba na área da mobilidade é referência. Estamos muito felizes de dividir este projeto com parte do mundo”, disse Fioravante.
Sobre o VLT
A implantação do metrô de superfície em Sorocaba, como é conhecido VLT, prossegue em ritmo acelerado. O VLT circulará dentro da cidade desde a região próxima de George Oeterer, na divisa com Iperó, até o bairro de Brigadeiro Tobias. Nesse percurso haverá vários e modernos pontos de embarque e desembarque de passageiros, inclusive utilizando a antiga Estação Ferroviária no centro e um ponto de embarque e desembarque no Alto da Boa Vista, que concentra os serviços administrativos da cidade, com o ponto final na estação desativada de Brigadeiro Tobias.
Ele chegará à velocidade de 70 km/h e terá capacidade de transportar de 250 a 350 passageiros, conforme o modelo a ser escolhido. Funcionará à energia elétrica, ou seja, não vai gerar poluição ambiental e nem sonora, já que será um veículo silencioso. Poderá ter até sete vagões, todos interligados, equipados com ar condicionado, sinal de internet sem fio, tomadas para carregar de celular e sistema de segurança com vigilância interna por câmera de vídeo e completa comunicação com as estações e centros de controles. As plataformas de embarque ou desembarque terão 45 metros ou 35 metros.
Sobre a revista Railway Gazette
O Railway Gazette Group é o principal fornecedor de notícias, análises e inteligência para o setor ferroviário. O www.railwaygazette.com mantém os leitores informados sobre as últimas novidades da indústria ferroviária dos setores de passageiros e carga. As notícias de metrô, bonde e metrô ligeiro são abordadas em www.metro-report.com , que também oferece uma janela sobre a mudança de cenário da mobilidade urbana. O Railway Gazette tem sede em Londres.