Urbes atende solicitação de estudantes para garantir mais segurança no trânsito de Sorocaba
08/05/2019
Uma solicitação de alunos da escola municipal Getúlio Vargas para garantir mais segurança viária em uma avenida de grande movimento em Sorocaba, foi atendida pela Prefeitura, por meio da Urbes- Trânsito e Transportes. A instalação de um semáforo no cruzamento da Eugênio Salerno com a rua Maranhão era uma demanda antiga dos estudantes, que incentivados pela aula de Ética e Cidadania foram pessoalmente solicitar ao prefeito José Crespo esta medida. O equipamento foi instalado no começo do mês, mas por conta de alguns ajustes, o seu funcionamento foi adiado para esta quarta-feira (08), na presença dos alunos e da direção da escola.
“ Toda semana tinha um acidente aqui. Além da nossa escola tem o Estadão também, somos muitos estudantes que diariamente precisamos atravessar, então tivemos a oportunidade de pedir para o prefeito e ele nos atendeu. Estamos muito felizes”, conta a estudante Mirella Gabrielly da Costa, de 13 anos.
Após o pedido, o prefeito encaminhou imediatamente o pedido aos técnicos da Urbes que fizeram os estudos e levantamento da região e constataram a necessidade do equipamento. “ Nós ficamos muito felizes em ver o interesse destes jovens em melhorar o trânsito, ainda mais no mês de maio, que trabalhamos para a conscientização da segurança no trânsito, a fim de diminuir os acidentes”, relata Luiz Alberto Fioravante, secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes.
O orgulho é também para o secretário da Educação, André J. Gomes, por estes jovens colocarem na prática as aulas de Cidadania. “ Isto é mais um fruto do brilhante trabalho que é desenvolvido pelos professores nas nossas escolas do ensino fundamental 2. Ética, Solidariedade e Cidadania, são assuntos tratados de um ponto de vista urbano, moderno e democrático e esta mobilização também é resultado destas aulas”, ressalta André.
Trafegam pela via cerca de 1,6 mil por hora/pico. O novo semáforo também visa ajudar no acesso à rua Rio de Janeiro. Foram utilizados 12 focos semafóricos destinados para as 6 travessias dos pedestres e 6 focos semafóricos destinados para os veículos que transitam pelo local. Já no setor de sinalização, foram implantadas 8 placas de sinalização e 300 metros² de pintura de solo.