Prefeitura coopera com Estado na modernização do aeroporto de Sorocaba
02/07/2019
A Prefeitura e a Associação dos Operadores do Aeroporto de Sorocaba compõem um grupo para elaborar estudos e dialogar com o Governo do Estado sobre a modernização do aeroporto Bertram Luiz Leupolz. Conforme anunciado pelo governador João Dória, o objetivo é privatizar todos os aeroportos paulistas de propriedade do Estado, a exemplo do aeródromo em Sorocaba. Atualmente, a Secretaria de Estado de Logística e Transportes trabalha para promover a internacionalização do Aeroporto de Sorocaba.
Na quarta-feira da semana passada, dia 25, o secretário municipal de Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Alberto Fioravante, reuniu-se com os operadores privados do aeroporto em Sorocaba. Declarou que em recentes audiências com o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia e com o presidente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), Antônio Claret de Oliveira, ficou nítida a decisão do governador pela privatização. “Conquistamos com o prefeito José Crespo o compromisso do presidente do Daesp em dialogar conosco para contribuirmos com possíveis definições durante o processo de privatização”, anunciou o secretário Fioravante aos operadores privados do Aeroporto de Sorocaba.
O presidente do Daesp inclusive participou de reunião em Sorocaba com as lideranças da interessadas no tema. O secretário Fioravante expõe que, por determinação do prefeito José Crespo, o Estado conta com o auxílio da Prefeitura, por meio do trabalho da secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan), liderada por Mirian Zacarelli, com a participação da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade (Semob). A contribuição da Seplan na mesma reunião do dia 25 foi exposta pelo secretário adjunto da Seplan, Telmo Pereira Cardoso.
O secretário Luiz Fioravante reforçou aos empresários operadores do aeroporto a importância em contratarem uma empresa especializada na elaboração de estudo para que possam contribuir com o Daesp com informações técnicas e legais, na intenção que modernização ocorra com o máximo possível de características inclusivas à comunidade sorocabana
A reunião na ocasião foi organizada pelo presidente da Associação dos Operadores do Aeroporto de Sorocaba, Ari Bordieri Júnior. O presidente Bordieri Junior ressaltou a importância do trabalho em conjunto com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Projetos e da Secretaria de Acessibilidade e Mobilidade. Afirmou que os aspectos operacionais, homologatórios e a internacionalização são temas que continuarão em pauta em novos encontros.