AT Itavuvu será parcialmente fechada, a partir de segunda-feira (14), para obras do BRT
11/10/2019
Desativação temporária acontecerá no sentido bairro/centro. Alterações levaram em consideração formas de amenizar as consequências para os usuários do transporte coletivo
Por conta das obras de implantação do BRT, que avançam pelo corredor Norte - uma das artérias do sistema rápido de transporte coletivo, a partir do dia 14 de outubro (segunda-feira) a Área de Transferência Itavuvu, localizada em frente ao Shopping Cidade, será parcialmente desativada. O fechamento da AT Itavuvu acontecerá em etapas, com o objetivo de amenizar os efeitos temporários causados pelas obras necessárias à implantação das melhorias que estão sendo feitas no local.
A primeira etapa de fechamento para a execução da obra será o lado da AT que atende o sentido bairro/centro. O canteiro central da avenida nesse trecho também será fechado. Por conta disso, os ônibus que utilizam a AT Itavuvu e seguem em direção ao centro da cidade passarão a fazer parada na Avenida Itavuvu, próximo da Casa do Cidadão.
O novo local de embarque e desembarque passará por adaptações para receber os pontos de ônibus e contará com a presença de fiscais do transporte coletivo para orientar o usuário sobre as alterações.
Agentes de trânsito vão monitorar o tráfego na região. As travessias de pedestre do entorno da Área de Transferência também serão adaptadas por conta das mudanças e visando a mobilidade segura das pessoas.
A atual AT Itavuvu dará lugar a uma nova estação do BRT, planejada para atender as demandas desse sistema rápido de transporte coletivo e tornar-se uma Estação de Integração, com piso elevado e concreto rígido para suportar a grande circulação de ônibus.
Fechamento no sentido bairro
Conforme o avançar das obras, será a vez do sentido centro/bairro da AT Itavuvu ser fechada para receber as melhorias. Assim como acontecerá na primeira etapa de fechamento, os pontos de embarque e desembarque do sentido bairro serão deslocados para a avenida.
Eles serão realocados para a altura do número 3.370 da Avenida Itavuvu, também bem próximo da Área de Transferência.
Já as linhas Interbairros que fazem trajeto pela avenida e também usam a AT para o embarque e desembarque de passageiros serão realocadas para a Avenida Edvard Frufru Marciano da Silva, altura do número 80.
A nova Estação de Integração Itavuvu será entregue à população em março de 2020, com a novo Sistema BRT em funcionamento.
Novas paradas dos ônibus
Novo local linhas sentido bairro/centro: Avenida Itavuvu, prox. à Casa do Cidadão
Receberá as seguintes linhas:
25 - Itavuvu
39 - Aldeia dos Laranjais
39/1 – Santa Esmeralda
46 – Paineiras
58 – Vitória Régia
58/1 - Sorocaba Park
58/2 - Jardim Imperatriz/Alpes
81 - Carandá
81/1 – Altos do Ipanema
Novo local sentido centro/bairro: Avenida Itavuvu, altura do nº 3.370
Receberá as seguintes linhas:
25 - Itavuvu
39 - Aldeia dos Laranjais
39/1 – Santa Esmeralda
46 – Paineiras
58 – Vitória Régia
58/1 - Sorocaba Park
58/2 – Jardim Imperatriz/Alpes
81 - Carandá
81/1 – Altos do Ipanema
Linhas Interbairros
Novo local sentido bairro/centro: Av. Edvard Frufru Marciano da Silva, altura do número 80
Receberá as seguintes linhas:
302 - Interbairros II
303 - Interbairros III
307 - Interbairros VII
Novo local sentido centro/bairro: Av. Edvard Frufru Marciano da Silva, altura do número 80
Receberá a linha:
307 - Interbairros VII
Sobre a AT Itavuvu
Implantada em 2008, a AT Itavuvu está na interseção da Avenida Itavuvu com a Avenida Ulisses Guimarães, no Parque das Laranjeiras. O espaço público beneficia usuários do transporte coletivo, moradores dos bairros Maria Eugênia, Laranjeiras, São Guilherme, Santa Cecília, Casa Branca, São Camilo, Santa Cláudia, Paulista, Portal do Itavuvu, Santa Esmeralda, Paineiras, Herbert de Souza, Ana Paula Eleutério e Vitória Régia, entre outros.
Cerca de 30 mil passageiros utilizam essas linhas em dias úteis. Essas linhas circulam pelos principais bairros e corredores viários e interligam as áreas de transferência, sem passar pela região central da cidade. São importantes para o deslocamento entre as zonas Sul, Oeste, Norte, Industrial e Leste.
Com a implantação do Sistema BRT, o local passará a ser uma Estação de Integração com área fechada, proporcionando maior rapidez no embarque e desembarque, segurança e conforto aos usuários do transporte coletivo. O local também terá acessibilidade universal, câmeras de vigilância sem pontos cegos, rede WiFi de alta qualidade, tomadas USB para celulares e monitores para informação aos usuários.