Estruturas metálicas de estações BRT da Avenida Itavuvu começam a ser instaladas
14/10/2019
Estruturas metálicas de estações BRT da
Avenida Itavuvu começam a ser instaladas
UPH Zona Norte, Dr. Pitico e Lauro Sanches são as três primeiras estações do Eixo Norte
Planejadas para agilizar o embarque e desembarque dos usuários do transporte coletivo, as novas estações do Sistema BRT da Avenida Itavuvu – via que integra o Eixo Norte, já começam a ser montadas. Equipes da concessionária responsável pelas obras trabalham na instalação das estruturas metálicas das estações UPH Zona Norte, Dr. Pitico e Lauro Sanches, as três primeiras do eixo. Ao todo, serão 28 estações BRT ao longo dos corredores e quatro estações de integração. Na Itavuvu serão doze estações, sendo duas delas de integração das linhas.
A Avenida Ipanema ganhará dez estações, sendo uma delas de integração e no Eixo Oeste, mais dez estações, sendo uma de integração. Estações de integração são pensadas para reduzir o tempo de permanência dos passageiros à espera dos ônibus.
Conexão entre modais
As estações do BRT também estarão ligadas à ciclovia, promovendo a conexão entre os modais ônibus e bicicletas. Os pedestres contarão com faixas de travessia e rampas de acesso para facilitar seus deslocamentos no entorno da estação.
A conectividade entre modais é uma das premissas do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTUM) de Sorocaba, a fim de tornar o transporte público uma alternativa viável e atraente para os deslocamentos. O PDTUM constitui-se em um importante instrumento orientador das ações em transporte coletivo, individual e não motorizado que deverão ser conduzidas pela Prefeitura para atender às necessidades atuais e futuras de mobilidade da população de Sorocaba.
Estrutura e acessibilidade
As estações do BRT possuirão wi-fi e construídas pensando na acessibilidade das pessoas, já que são niveladas à altura de embarque aos ônibus do sistema. Para entrar e sair das estações os usuários utilizarão rampas com corrimão e contarão com sistema de catracas automatizado.
Suas portas de acesso ao transporte coletivo são automáticas, com abertura e fechamento quando acontece a parada dos ônibus, infraestrutura de apoio aos prestadores de serviço, sala técnica, iluminação, mobiliário, painéis de comunicação com os usuários e máquinas automáticas para venda de bilhetes.
CRÉDITO DAS FOTOS: Virgínia Kleinhappel Valio