Urbes e Sema se unem e instalam placas de alerta para proteger as capivaras
15/10/2019
Totens alertando condutores sobre a presença dos animais silvestres na via começaram a ser instalados
Começou nesta terça-feira (15) a implantação de totens, principalmente na avenida Dom Aguirre, alertando os condutores sobre a presença de capivaras na via. A medida, tomada em conjunto pela Urbes – Trânsito e Transportes e pela Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), após pedido da prefeita Jaqueline Coutinho, tem como objetivo proteger especialmente esses animais silvestres de atropelamentos, que acontecem com mais frequência à noite. As capivaras habitam banhados, margens de rios e lagos e podem ser vistas, vivendo em família, ao longo do Rio Sorocaba.
“A ideia com a instalação das placas é informar os motoristas a respeito da presença das capivaras e da necessidade de atenção e redução da velocidade. Acreditamos que com isso podemos diminuir o número de atropelamentos, que ocorrem principalmente no período noturno e podem ser fatal para o animal, e também para nós seres humanos”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.
Ao todo, serão instalados onze totens em pontos estratégicos da Avenida Dom Aguirre e Avenida Quinze de Agosto, onde há a maior presença dos animais. Os primeiros painéis a serem instalados estão próximos à Praça Lions e alertam os condutores a sempre redobrarem a atenção e reduzir a velocidade nesses pontos. Um atropelamento de uma capivara pode ter sérias consequências para pessoas e animais. A instalação acontecerá ao longo da semana.
A capivara é o maior roedor do mundo e é nativa da fauna brasileira, se alimenta de gramíneas e vegetação aquática. A espécie possui um corpo robusto e musculoso, coberto por pelos marrom-escuros, que pode atingir cerca de 1,3 m de comprimento e 60 cm de altura. Seu peso varia, e esses mamíferos apresentam, em média, de 20 kg a 80 kg.