Urbes moderniza cadastro para o Passe Estudante


05/11/2019


 

Mudança irá beneficiar cerca de 50 mil alunos das instituições de ensino de Sorocaba 

 

A partir de janeiro de 2020, cerca de 50 mil estudantes das redes de ensino municipal, estadual, particular e faculdades poderão utilizar um sistema mais eficiente e rápido para solicitar o Passe Estudante. A Urbes – Trânsito e Transportes está implantando o Sistema Urbes Estudante, nova tecnologia que traz modernidade ao serviço prestado pela empresa pública, já que o cadastramento e recadastramento dos usuários que utilizam o passe estudante poderá ser feito pelo website da Urbes e via celular, através do aplicativo que estará disponível tanto na loja do Play Store (Android) quanto na loja da Apple (sistema IOs).

Com a implantação da novidade, vários processos para o cadastramento e recadastramento dos estudantes serão suprimidos, facilitando o dia a dia das escolas, do setor de atendimento da Urbes e, principalmente, dos próprios alunos. Mais de 515.000 deslocamentos dos estudantes ao ano, entre a secretaria da escola e os postos de vendas, não precisarão mais ser realizados.

Por conta da mudança, os estudantes ou seus responsáveis poderão, a partir de janeiro, realizar o cadastramento, acompanhar o pedido e receber orientações via web e APP da solicitação. Já as escolas podem confirmar a frequência dos alunos às aulas via computador e a Urbes confere se está tudo certo para a venda dos passes, de forma eletrônica.

Para esclarecer as mudanças aos usuários, a empresa responsável pela implantação do Sistema Urbes Estudante disponibilizará um tutorial que, no início de 2020, estará disponível no site da Urbes (urbes.com.br). O site também disponibilizará acesso ao sistema de cadastramento.

 

Redução de filas e papel

Antes, as escolas precisavam carimbar as cartelas de aquisição de passes dos alunos, mediante frequência nas aulas. Os alunos, por sua vez, precisavam apresentar a cartela mensalmente na secretaria escolar para serem carimbadas. Agora tudo passa a ser feito eletronicamente.

Por meio do Sistema Urbes Estudante os alunos ou seus responsáveis poderão acompanhar o status do cadastro e se a compra dos passes está liberada.

“O papel deixa de existir, já que tudo é feito de forma 100% eletrônica. A mudança também reduz as filas nos postos de venda dos passes instalados nos terminais e Casas do Cidadão, além de reduzir significativamente as fraudes”, explica Gilvana Bianchini, diretora Administrativa Financeira da Urbes.

 

Liberdade para comprar a quantidade desejada

Com a implantação do novo sistema de cadastramento e recadastramento, os estudantes também poderão comprar as passagens na quantidade que quiser, no limite de 50 créditos ao mês. Atualmente, o estudante só pode comprar uma única vez, limitado em até 50 passes. “Com a nova tecnologia, se ele quiser comprar um crédito por dia, pode”, esclarece Gilvana Bianchini. Em Sorocaba, estudantes têm 50% de desconto na tarifa e pagam R$ 2,70. O passe social custa R$ 4,40.

 

Treinamento para escolas

A Urbes já treinou seus funcionários que fazem o atendimento aos estudantes para utilizarem o novo sistema. E desde esta terça-feira (05) treina representantes das escolas municipais, estaduais e particulares para que se tornem multiplicadores do que aprenderão. Cerca de 400 entidades serão treinadas em turmas divididas em dois períodos, no Centro de Referência da Educação (CRE).

 

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP