Urbes atua para amenizar consequências do temporal de terça-feira (05)
06/11/2019
Por conta do forte temporal que caiu na tarde de ontem (05) em Sorocaba, o trânsito e o transporte coletivo sofreram diversas interferências. A fim de amenizar as consequências da chuva e contribuir com a mobilidade e segurança da população, a Urbes – Trânsito e Transportes tomou medidas emergenciais.
A Central de Controle Operacional (CCO) de trânsito coordenou as ações de contenção, enviando agentes de trânsito aos pontos críticos de grande volume de tráfego e mantendo contato com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para informar as demais ocorrências.
Vários conjuntos semafóricos sofreram avarias por conta do temporal. Equipes da Urbes fizeram o alinhamento de seis conjuntos semafóricos que tiveram seus focos ou estruturas viradas pela força do vento. Foram instalados geradores até o retorno da energia elétrica em cinco conjuntos semafóricos. Dois equipamentos tiveram seus cabos rompidos e quatro deles ficaram em amarelo piscante, sendo necessário o restabelecimento do sistema.
Agentes de trânsito
Agentes de trânsito foram posicionados com o objetivo de coordenar o trânsito enquanto os equipamentos estavam inoperantes. Os seguintes semáforos contaram com a intervenção dos amarelinhos:
*Praça Dom Tadeu Strunck
*Rua Cel. Cavalheiros
*Av. Juvenal de Campos X Praça Massararo Taniguchi
*Av. Armando Pannunzio X Sta Cruz
*Av. Armando Pannunzio X Av. Getúlio Vargas
*Av. São Paulo X Rua Padre Madureira
Na Rua Inglaterra o asfalto cedeu e o quarteirão permanece interditado.
Transporte coletivo
Três ônibus ficaram atolados em vias de terra: um na linha Linha 69 – Caguaçu, na Estrada dos Martins, e dois na Linha 304 – Interbairros IV, na Estrada do Vinte e Cinco. Os ônibus já foram retirados.
Algumas linhas do transporte coletivo também foram prejudicadas por conta de interferências no itinerário devido às chuvas, que danificam as vias de terra. A fim de amenizar o impacto dessas intervenções, as seguintes linhas operam nesta quarta-feira (06) com desvios:
Linha 21 – Lopes de Oliveira - interferência na R. Eugenio de Oliveira Cirne (Jacutinga) e realiza ponto final na igrejinha.
Linha 33 – Mato Dentro - interferências nas Estradas Mato Dentro, Santa Rita e Cristal e realiza ponto final provisório no sitio Dududu.
Linha 34 – Aparecidinha via terra - interferências nas Estradas do Varejao e do Manequinho.
Linha 37 – Gutierres/Caputera - interferências nas Estradas Maria Dolores Piaia e do Texaco e realiza ponto final provisório no condomínio Itambé.
Linha 67 – Ipanema das Pedras - interferências nas Alamedas dos Jacaranda e das Magnólias (parcial).
Linha 69 – Caguaçu - interferência na Estrada dos Martins e realiza ponto final no bar do Leme.
Linha 75 – Campininha - interferências nas Estradas do Campininha e Rosário. Opera ida e volta pela Estrada dos Carvalhos.