Dirigir com chuva exige cuidado e atenção redobrada
27/11/2019
Com a previsão de chuva para esta quarta-feira (27), a Urbes – Trânsito e Transportes traz dicas importante aos condutores sobre como dirigir de forma segura e responsável em situações adversas. A primeira delas recomenda diminuir a velocidade e redobrar a atenção. Se a chuva for durante o dia, é preciso acender o farol (luz de posição do veículo). As luzes de freio também devem sempre ser verificadas se estão em perfeitas condições.
Para-brisas em ordem
Mantenha o limpador de para-brisa em bom estado e ligue na mesma intensidade que a chuva. O vidro embaçado pode prejudicar a visibilidade do condutor. No entanto, evite desembaçar com as mãos.
A maioria dos veículos com ar condicionado possui uma função que joga o ar no para-brisa. Para os carros que não possuem ar-condicionado, o correto é ligar o sistema de ventilação ou deixar uma pequena abertura na janela para que o ar circule.
Pneus em bom estado
O estado de conservação do pneu é extremamente importante. Eles não precisam estar totalmente lisos para serem trocados. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que a profundidade mínima dos sulcos do pneu é de 1,6 mm para garantir boa aderência ao asfalto.
Para os motociclistas
Na pista molhada os riscos de derrapagem e de queda para os motociclistas são sempre maiores. Para evitá-la, a melhor opção é dirigir em velocidade reduzida e manter distância dos demais veículos, pois na necessidade de uma frenagem no asfalto escorregadio, parar é mais difícil.
É aconselhável dobrar a distância de segurança adotada normalmente. É importante ainda não realizar manobras arriscadas, já que nestas condições sua visibilidade também estará prejudicada. E, mesmo na chuva, é importante lembrar que o capacete precisa estar fechado e bem fixado.
Seja leve, moderada ou intensa, dirigir na chuva exige cuidados diferentes de quando o tempo está bom e a pista seca. Portanto, redobre a atenção e o cuidado.