Iançamento das vigas do novo viaduto da Av. J.J. Lacerda prossegue


17/12/2020


 

Na noite desta quinta-feira (17) e madrugada de sexta-feira (18) o trabalho de içamento das vigas do novo viaduto da Avenida José Joaquim de Lacerda, na Zona Norte, prosseguirá com bloqueios de ruas e avenidas que fazem parte trajeto de deslocamento das peças de concreto. As vigas serão instaladas no segundo vão do viaduto, compondo a estrutura do que receberá, em breve, a pista por onde circularão os veículos. Se a chuva não atrapalhar a operação programada, restará apenas uma última etapa para a finalização dessa fase da obra.

Para esse deslocamento, agentes de trânsito da Urbes atuarão no apoio do deslocamento das vigas a partir do antigo Matadouro, na Rua Paes de Linhares, até o canteiro de obras, no entroncamento da Avenida Ipanema com a Av. J.J. Lacerda. As vias terão bloqueios de trânsito a partir das 19h seguindo até às 5h. São elas:

- Av. Ipanema: fechamento total com desvio de tráfego pela Rua Castanho Taques e fechamento total na Maciel Baião.

- Rua Atanázio Soares x Rua Duque Estrada: fechamento total.

- Rua Atanázio Soares x Rua Elias Lopes: fechamento total.

- Avenida J.J. Lacerda x Rua Geraldo Palombo: fechamento total.

- Rua Hermelino Matarazzo x Rua Martins Fontes: fechamento total com desvio orientado a ser feito pela contramão.

Cuidados necessários

Veículos, pedestres e ciclistas que passam pelo local das obras devem redobrar os cuidados nesse deslocamento, especialmente respeitando a sinalização e as orientações dos amarelinhos, que visam preservar a segurança de motoristas e pedestres.

Os guindastes usados para o içamento das vigas têm capacidade de carga de 220 toneladas, o que possibilita grande margem de segurança na operação. Já os guindastes que carregam os caminhões que transportam as vigas do antigo Matadouro até a obra são menores, com capacidade de elevar 90 toneladas.

*Sobre o novo viaduto da Av. J.J. Lacerda*

A implantação do viaduto, projetado para proporcionar a ligação direta entre as avenidas Ipanema e J.J. Lacerda vai reduzir em até 60% o volume de veículos na interseção, que hoje é disciplinado por semáforos. Com o viaduto pronto haverá maior fluidez do trânsito naquela região.

A obra do viaduto JJ Lacerda/Avenida Ipanema faz parte do complexo viário Franco Montoro, que interliga o Eixo Norte/Sul do Sistema BRT Sorocaba, uma região que registra a circulação de mais de 80% das linhas do transporte coletivo da cidade. Por ali passam mais de 2,8 mil veículos por hora.  A obra está orçada em mais de R$ 10 milhões, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina — anteriormente, Corporação Andina de Fomento (CAF). A previsão de término é março de 2021.

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP