Ações da Campanha "Maio Amarelo" vão prosseguir ao longo do ano


28/05/2021


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), encerra nesta sexta-feira (29), as atividade educativas da Campanha “Maio Amarelo”.

Contudo, as ações realizadas durante todo o mês vão prosseguir ao longo do ano, em datas e eventos especiais, também com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prevenção contra acidentes de trânsito.

“Ficamos surpresos com a ótima receptividade do público. O retorno foi muito positivo e ainda tivemos um grande apoio da imprensa, que ampliou a visibilidade das ações. Nas ruas, teve muita gente que nos procurou para dizer que as atividades deveriam continuar, mesmo após o término da campanha. E, assim, vamos proceder”, informa o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini.

Neste ano, o slogan da campanha é “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”. As ações educativas tiveram início no dia 3 de maio e, ao todo, 33 atividades foram programadas em prontos estratégicos da cidade.

“A atuação dos mímicos, em locais onde há faixas vivas, foi muito eficiente e rendeu elogios, pois mostraram, de forma prática, como se faz corretamente a travessia, sem riscos aos pedestres e motoristas”, acrescenta a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, Cibele Soares

As duas últimas atrações ocorrem nesta sexta-feira (28), das 9h às 11h, nas proximidades da Praça Lions, onde personagens caracterizados como “emojis” vão alertar sobre os riscos envolvidos no uso do telefone celular pelo motorista, enquanto dirige. Já, das 13h às 15h, uma equipe utilizará painéis para abordar o perigo de acidentes decorrentes do abuso de velocidade por motociclistas, na Avenida Dom Aguirre, junto à sede do Corpo de Bombeiros.

Além das ações nos cruzamentos, a Semob e a Urbes espalharam 30 painéis pela cidade, em locais de tráfego intenso ou de grande concentração de pessoas, com orientações preventivas ao público envolvido no trânsito, sejam pedestres, motoristas ou motociclistas. Ônibus do transporte público, assim como os carros da frota da Urbes, ainda transitam com adesivos do laço amarelo, símbolo da campanha mundial.

“Devido à pandemia da Covid-19, neste ano, a campanha toda teve um formato diferenciado. Seguimos todas as medidas sanitárias preventivas e priorizamos a comunicação visual, sem contato pessoal”, explicou a gerente da Urbes. Ela destacou, inclusive, a adesão e o empenho de toda a equipe da Urbes e da Semob na campanha, que, na última semana, vestiram-se de amarelo durante a jornada de trabalho, para enfatizar a importância do “Maio Amarelo”.

“A somatória de ações e o engajamento de todos estão sendo determinantes para o sucesso da receptividade dessa iniciativa. Agora, a nossa expectativa é que todos esses assuntos apresentados sejam revertidos em ações práticas no dia a dia de cada um daqueles que fazem parte da mobilidade urbana, com vistas a uma maior segurança no trânsito para todos”, complementa o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP