Respeito em tempos de pandemia é novo tema da ação educativa


11/06/2021


A Urbes – Transito e Transportes, em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), segue com uma programação contínua de atividades educativas de trânsito, em pontos estratégicos da cidade. A partir desta segunda-feira (14), uma nova temática será trabalhada pelas equipes de rua, que é o respeito em tempos de pandemia, alertando sobre a importância do cumprimento das medidas preventivas contra a Covid-19, assim como das regras de trânsito.

“Devemos respeitar a vida, mantendo o distanciamento, tanto por segurança no trânsito, como por questão de saúde, contra a Covid-19. O distanciamento seguro entre um carro e outro é importante para evitar colisões e estamos associando isso à nova realidade de distanciamento social, uma medida preventiva devido à pandemia”, explica a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, Cibele Soares.

Na nova ação de educação no trânsito, um grupo de mímicos, vestidos com trajes alusivos, mostram placas com mensagens de conscientização aos motoristas nos cruzamentos, no momento em que aguardam a liberação do semáforo. “O que vale para a segurança no trânsito, vale também para os protocolos preventivos à Covid-19”, complementa a gerente da Urbes.

Um piloto dessa ação foi realizado na manhã da última terça-feira (8), no cruzamento das avenidas Santa Cruz e Armando Pannunzio, na Zona Oeste. As próximas intervenções já estão programadas: segunda-feira (14), entre a Avenida Ipanema e a Rua Maciel Baião; quarta-feira (16), na Av. São Paulo (nas proximidades da Igreja Santo Antônio), e quinta-feira (26), na Avenida Dom Aguirre (ao lado da sede do Corpo de Bombeiros), sempre das 13h30 às 15h30.

 

Mais ações educativas

A Semob e a Urbes mantiveram um calendário diário com outras ações educativas de trânsito, para todo o mês de junho, com temáticas distintas: como utilizar corretamente e respeitar a faixa de travessia de pedestres e o risco de acidentes decorrentes do abuso de velocidade por motociclistas. Os personagens caracterizados como “emojis” também estão mantidos nas ações, alertando sobre os riscos envolvidos no uso do telefone celular pelo motorista, enquanto dirige.

As iniciativas ocorrem pela manhã ou à tarde, em pontos estratégicos da cidade. Além disso, Semob e Urbes mantiveram pela cidade os 30 painéis, em locais de tráfego intenso ou de grande concentração de pessoas, com orientações preventivas ao público envolvido no trânsito, sejam pedestres, motoristas ou motociclistas.

Essa continuidade é resultado da receptividade positiva do público em relação à campanha educativa “Maio Amarelo”, realizada no último mês. “Muita gente pediu para darmos prosseguimento ao longo do ano, pois também considera a educação para o trânsito fundamental na melhoria do tráfego e na redução de acidentes. O Poder Público está fazendo a sua parte e temos a certeza de que a população também fará a parte dela. Unidos, podemos fazer um trânsito cada vez melhor para todos”, informa o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP