Urbes inicia setembro com novas atividades educativas de trânsito:
01/09/2021
A Urbes – Trânsito e Transportes dá prosseguimento às atividades educativas de trânsito, com a definição de 15 ações para o período de 1 a 17 de setembro. Ao todo, estão programados seis tipos de ações, sendo duas delas novidades. As iniciativas ocorrem em pontos estratégicos da cidade, geralmente cruzamentos. Ainda, uma está programa para ocorrer em uma unidade de ensino na Zona Oeste, voltada às crianças e no formato de teatro.
Os eventos ocorrem sempre pela manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 13h30 e 15h30. A exceção fica por conta do teatro para as crianças, que será realizado no Colégio Adventista, no dia 13 de setembro, com o tema “Xô acidente”. Ações desse tipo estavam suspensas devido à pandemia e estão sendo retomadas gradativamente pela Urbes, seguindo todos os protocolos sanitários. Mais informações podem ser obtidas por escolas interessadas, pelo WhatsApp: (11) 98884-5218 ou pelo site: www.urbes.com.br.
“É um novo formato. Serão duas turmas, uma de manhã e outra à tarde, em horário específico, para alunos de 4 a 12 anos. A equipe da Urbes, a mesma que atua nas ações nas ruas, vai apresentar, de forma bem didática e divertida, medidas preventivas contra acidentes do trânsito, como a importância do uso do cinto de segurança, por exemplo. A ideia é que as crianças se tornem multiplicadores do conteúdo para seus pais e familiares”, explica a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, Cibele Soares.
Outro tipo de ação que será retomado é no formato de blitz de trânsito, que ocorrerá no dia 14 de setembro, das 13h30 às 15h, na Avenida Santos Dumont, 1.265, na Zona Norte. O tema será “Mais respeito, menos infração”. “Os motoristas serão abordados e receberão folhetos explicativos, destacando algumas obrigações do condutor, como estacionar somente em local permitido, usar o cinto de segurança, estacionar o carro para falar ao celular e que o uso da calçada é exclusividade do pedestre”, fala.
Outras temáticas
Outra temática de ação educativa realizada pela Urbes, também prevista para setembro, é a orientação aos motoristas sobre os sérios riscos envolvidos no uso do telefone celular enquanto dirigem. Essa iniciativa é realizada por personagens caracterizadas como “emojis”. Uma delas ocorre já na manhã desta quarta-feira (1/9), no cruzamento das Avenidas Adhemar de Barros e Brasil, no Trujillo.
Há, ainda, a temática “Motociclista seguro, entrega rápida”, com foco nos riscos de acidentes decorrentes do abuso de velocidade por motociclistas, ilustrada por meio de painéis exibidos no cruzamento viário. Outra atração confirmada é a atuação dos mímicos em locais onde há “faixas vivas”, mostrando, de forma prática, como se faz corretamente a travessia da pista, com toda segurança aos pedestres e motoristas.
O grupo, em outro modelo ainda de apresentação, destaca a importância da adoção das medidas preventivas contra a Covid-19, associando o tema ao respeito à sinalização de trânsito, pois, em caso de descumprimento, ambos podem até custar a vida das pessoas. A primeira desse tipo será na tarde desta quarta-feira (1/9), na Avenida São Paulo, nas proximidades da Igreja Santo Antônio, na Vila Mencacci.
Semana comemorativa
A Urbes ainda prepara uma programação especial de atividades, para o período de 18 a 25 de setembro. Na ocasião, é celebrada a Semana Nacional de Trânsito, instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997, e que tem a proposta de promover, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito sempre mais seguro.
“Haverá muitas novidades e estamos finalizando os acertos com empresas parcerias que apoiam essas ações. Vamos oferecer novas temáticas, em novos formatos e locais da cidade. A ideia é atingir uma grande quantidade de pessoas, sensibilizando cada uma delas quanto à importância da prevenção a acidentes do trânsito”, adianta o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.
Uma das novidades já confirmadas é a realização de blitz, com a intenção de orientar motoristas e ciclistas quanto à atenção e segurança no trânsito. Uma ação piloto sobre o tema foi realizada com sucesso no último dia 23 de agosto, no Alto da Boa Vista.