Nova ação educativa da Urbes orienta sobre uso obrigatório da seta no trânsito


23/09/2021


O uso da seta no trânsito é obrigatório, mas muita gente despreza essa determinação, inclusive em Sorocaba. Por esse motivo, a Urbes – Trânsito e Transportes, em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), transformou essa temática em uma nova ação educativa de trânsito, realizada pela, primeira vez, no fim da tarde desta terça-feira (21), em Sorocaba, como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito.

A ação “Sinalize – Dê seta” ocorreu das 18h às 19h, na Avenida Dom Aguirre, próximo ao Corpo de Bombeiros. A equipe da campanha abordou cerca de 300 motoristas, para alertar sobre o uso obrigatório e indispensável da seta. Já, no cruzamento, enquanto o semáforo estava fechado para o trânsito, outra equipe carregava quatro setas luminosas, que formavam a frase “Usar seta é uma obrigação”.

“Muitas pessoas acham que a seta é um acessório, uma opção, e não obrigatória. Têm muitos motoristas imprudentes nesse sentido”, disse o sorocabano Michael, morador do Jardim Iguatemi, e um dos abordados na ação. Já, Aline, da Vila Haro, complementou: “dar seta é um dever do motorista, se vai virar, tem que avisar. Essa ação de conscientização da Urbes é muito válida”. “Eu dou seta até em estrada de terra”, emendou a munícipe Tisbe, que reside na Vila Carvalho.

“O objetivo é a conscientização quanto ao uso indispensável da seta. Sabemos que o sorocabano tem a fama de não dar seta. O que há anos tem motivado, inclusive, piadas na internet e nas redes sociais. Porém, trata-se de um dispositivo de segurança dos mais importantes”, aponta a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, Cibele Soares.

A próxima ação “Sinalize – Dê seta” será realizada nesta quinta-feira (23), no cruzamento entre as avenidas Adhemar de Barros e Brasil, das 17h às 18h. “De antemão, a Urbes já confirma que essas ações de conscientização, quanto ao uso da seta, serão uma constante daqui em diante, previstas no calendário mensal de ações educativas da Urbes”, adianta Cibele Soares.

Aliás, a seta é um equipamento obrigatório em todos os veículos automotores e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) especifica que o uso desse dispositivo é uma condição para todos os motoristas. O descumprimento dessa medida é infração grave, que gera multa de R$ 195,23 e o registro de cinco pontos na habilitação.

Já, as demais ações da Semana Nacional de Trânsito prosseguem até o dia 25 de setembro. As iniciativas são gratuitas e ocorrem em pontos estratégicos da cidade de Sorocaba, contando também com o apoio de entidades da iniciativa privada.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP