Eventos da Semana Nacional de Trânsito atendem mais de 3,8 mil pessoas em Sorocaba:


27/09/2021


A Urbes – Trânsito e Transportes contabilizou um público de 3.831 pessoas atendidas diretamente durante as ações educativas da Semana Nacional de Trânsito, que ocorreu em Sorocaba de 18 a 25 de setembro. A programação especial contou com 16 atividades, todas elas gratuitas e realizadas em diferentes pontos da cidade, as quais contaram com a parceria da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) e de entidades e empresas da iniciativa privada.

“A adesão e a receptividade de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas foram espetaculares. Contabilizamos público em cada ação, porém o número de pessoas alcançadas indiretamente, com certeza, é muito maior e nos motiva a continuar com esse trabalho educativo”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

As atividades tiveram a participação do Grupo Nativus de teatro, da Concessionária CCR, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, autoescolas, Honda, Porto Seguro, Projeto Lazer Inclusão e Acessibilidade (LIA), grupo de ciclistas Amigas do Pedal, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Sorocaba (PCDs) e de equipes de diferentes secretarias municipais.

Segundo a Urbes, a ação educativa que gerou mais repercussão foi a “Sinalize – Dê seta”, que ocorreu nos dias 21 e 23 de setembro, respectivamente, nas avenidas Dom Aguirre e Adhemar de Barros, em que houve a abordagem de cerca de 700 pessoas, no total. A iniciativa foi criada especialmente para a Semana Nacional de Trânsito, para alertar quanto ao uso obrigatório da seta no trânsito, o que costuma ser desprezado por muitos condutores.

“Ficamos surpresos com a repercussão positiva que essa ação obteve nas ruas e, sobretudo, nas mídias sociais. O objetivo é esse mesmo, de conscientizar os cidadãos de suas responsabilidades no trânsito, valorizando ações do cotidiano que visem à participação de todos para o alcance da segurança viária”, analisa a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, Cibele Soares.

Outra novidade que também recebeu muitos elogios foi a blitz, ocorrida na tarde do dia 20, na Rua Prof. Ossis Salvestrini Mendes, no Jardim Santa Rosália. Houve a participação de motoristas PCDs e de cadeirantes, conscientizando sobre a ocupação irregular de vagas para esse público. Destaques, ainda, para as blitze educativas focadas no motociclista, inclusive na segurança durante as entregas em domicílio, e quanto ao risco e à imprudência de conduzir veículo após ingerir bebida alcoólica.

O Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, também foi muito bem lembrado pela Urbes e pela Semob, que realizaram blitz educativa no Parque das Águas, para evidenciar a importância de manter o distanciamento adequado entre os ciclistas. No local, ocorreu igualmente a distribuição de mudas de árvores, pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

 

Mais ações educativas

Mesmo com o fim da Semana Nacional de Trânsito, as ações educativas da Urbes e da Semob não param. Mais seis atividades diárias estão programada para o fim de setembro, inclusive alguma delas de sucesso, que voltam a se repetir.

Nesta segunda-feira (27), pela manhã, houve a ação “Motociclista Seguro – Entrega Rápida”, na Av. Afonso Vergueiro. À noite, das 18h às 19h, a “Sinalize – Dê seta” ocorrerá na Avenida Ipanema com a Rua Maciel Baião, na Zona Norte, atividade que se repete na terça-feira (28), das 9h às 11h, no cruzamento entre as avenidas Adhemar de Barros e Brasil.

Na quarta-feira (29), das 9h às 11h, tem alerta contra o uso de celular ao volante, com personagens caracterizados de “Emojis”, na Praça 9 de Julho. E, na quinta-feira (30), a ação “Motociclista Seguro – Entrega Rápida” visita o cruzamento entre as avenidas Antonio Carlos Comitre e Washington Luiz, das 9h às 11h, e na Praça Dom Tadeu Strunck, das 18h às 19h.

“Estamos dando continuidade em nossas dinâmicas, no sentido de gerar mudanças de comportamento, por meio da transformação de atitudes inadequadas em respeito às leis de trânsito, promovendo a segurança”, finaliza o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), Carlos Eduardo Paschoini.


 

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP