Condutor: rebobre a atenção ao dirigir com chuva
10/06/2022
Embora o período seja de chuvas, especialmente na região Sudeste, elas, por vezes, costumam surpreender pela intensidade, o que, consequentemente, pode gerar situações complicadas que os condutores terão de enfrentar. Comprometimento da visibilidade, pista molhada e aquaplanagem, quando o motorista pode perder totalmente o controle de seus veículos, são algumas das situações que podem contribuir para ocorrências de graves acidentes.
Essas condições exigem decisões seguras e comportamentos preventivos quando se busca a segurança no trânsito. Cuidar da manutenção dos pneus é uma delas. O condutor consciente deve estar sempre atento às condições dos sulcos dos pneus e nunca deixar de calibrá-los de acordo com as recomendações do manual do proprietário.
A aquaplanagem ocorre com o acúmulo e pressão da água sob os pneus. Isso faz com que seja reduzido o atrito dos pneus na superfície da pista, possibilitando a perda de controle do veículo. Por isso, nos dias chuvosos é necessário reduzir a velocidade e redobrar a atenção. Se sentir que está com o carro aquaplanando, de imediato, tire o pé do acelerador até que possa sentir os pneus novamente no chão.
Nessas condições, evite frenar, e em caso de necessidade, freie devagar evitando assim o travamento das rodas. Veículos com freio ABS permitem que o motorista freie com mais segurança até mesmo nestas situações.
Em curvas, o cuidado deve ser maior, pois se houver aceleração ou frenagem rápida, o carro pode ser lançado para fora da estrada, vindo a deslizar e o motorista por sua vez perde totalmente o controle do veículo.
Com o apoio do sistema de videomonitoramento da Urbes, os agentes de trânsito supervisionam e fiscalizam os locais de difícil tráfego durante as chuvas, além de controlar o fluxo nas principais vias, indicando rotas alternativas. Todo cuidado será necessário nestas épocas de estiagem, motorista consciente é motorista responsável.