Mais de 130 pessoas foram abordadas na Blitz da Biodiversidade realizada em Sorocaba


13/06/2022


A Prefeitura de Sorocaba realizou, nesta quinta-feira (9), a Blitz da Biodiversidade, na Avenida 15 de Agosto, em frente ao acesso ao Parque Porto das Águas. Durante a manhã, 137 pessoas foram abordadas pelas equipes de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e de Educação para o Trânsito da Urbes – Trânsito e Transportes.

 

A ação educativa teve como objetivo sensibilizar motoristas sobre prevenção aos riscos de atropelamento de animais silvestres em vias da cidade, divulgando, ainda, o “Sistema Urubu”, que é a maior rede social de conservação da biodiversidade brasileira. A atividade fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba e pela Sema.

 

Segundo estimativa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), todos os anos, mais de 475 milhões de animais silvestres são vítimas de atropelamento no Brasil. De modo geral, os animais atravessam as estradas e rodovias em busca de alimento, ou de um novo local para viver, em consequência dos estragos nos habitats naturais e do crescimento urbano.

 

Durante a blitz, que contou com o apoio de agentes de trânsito, um adesivo com a mensagem “Eu freio para os animais” foi colado no vidro dos veículos cujos motoristas autorizaram, além de haver um bate-papo e a entrega de material informativo.

 

Os profissionais da Sema e da Urbes ainda divulgaram o aplicativo de celular gratuito chamado “Urubu Mobile”, do Sistema Urubu, que auxilia no levantamento de animais vítimas de atropelamento em todo território nacional, para fins de pesquisa e realização de ações preventivas.

 

O uso do aplicativo é simples. Ao encontrar um animal vítima de acidente, a pessoa tira uma foto, usando o aplicativo. O local da foto e a data são marcados automaticamente e a imagem é enviada para o CBEE que, por sua vez, junta todos os dados enviados para análise dos pontos mais vulneráveis. A partir daí, são propostas mudanças para reduzir os riscos.

 

Instituído pela ONU, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental e do viver de forma sustentável. Em Sorocaba, o dia faz parte do calendário oficial, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.





CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP