Educação para o Trânsito da Urbes faz campanha inédita em Faixa Viva
27/07/2022
A equipe de educação para o trânsito da Urbes – Trânsito e Transportes e a Secretaria de Mobilidade (Semob) já realizou mais de 30 ações educativas em Julho, na última segunda feira (25), foi a vez da campanha inédita “Faixa Viva – Cones” nas ruas do centro da cidade.
A campanha apresenta pontos sobre a sinalização da travessia de pedestres, onde um grupo de arte-educadores, caracterizados de “cones de trânsito”, cumprem a função de orientar pedestres e motoristas sobre como permitir uma passagem adequada pela faixa. Usando de uma comunicação direta, os educadores entregarão materiais gráficos educativos com informações claras e orientativas aos munícipes.
“Muitas vezes, as ações acontecem de surpresa, os arte-educadores entram em ação alertando como por exemplo os motoristas para diminuir a velocidade próximo a travessia ou sobre o uso do celular ao volante, viseira do motociclista aberta ou falta do cinto de segurança, além de orientar os pedestres que, por ventura, atravessarem fora da faixa”, explica a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.
COMO DEVE SER
O pedestre deve obedecer à sinalização de trânsito e somente andar na faixa específica para seu deslocamento. Para a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre, ainda na calçada, deve estender o braço em direção a faixa com a mão espalmada indicando sua intenção de travessia, e só atravessar quando os carros pararem. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros e que a sinalização específica para ele esteja no verde indicando a permissão de passagem.
Já os condutores devem reduzir a velocidade do veículo ao avistarem uma faixa de pedestre, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, parar o veículo com pisca alerta ligado, dessa forma ele estará em segurança e proporcionará uma travessia tranquila ao pedestre.