Sorocaba libera uso de máscara no transporte coletivo
12/09/2022
A partir desta sexta-feira (9) de setembro, deixa de ser obrigatório o uso das máscaras de proteção nos ônibus do transporte público em todo o estado de acordo com o anúncio do governo de São Paulo. A obrigação do uso de máscara começou em maio de 2020, quando os órgãos competentes de saúde entenderam ser importante para proteção.
O Governo do Estado libera após sinalização positiva do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS) — antigo Comitê Científico que aponta uma queda de mais de 90% das internações e mortes por Covid no estado neste ano. A medida de flexibilização também vale para o transporte público de Sorocaba e para os transportes metropolitanos.
O decreto municipal Nº 27.273/22 acompanha o estadual, ambos publicados neste dia (09) no Diário Oficial. O uso da proteção, portanto, deixa de ser obrigatório, porém, é recomendado em especial para pessoas com mais de 60 anos, com sintomas gripais ou com doenças crônicas, para sua proteção pessoal e coletiva.
O uso obrigatório de máscaras permanece em locais destinados à prestação de serviços na área da saúde, como hospitais, clínicas, pronto atendimento e postos de saúde.