URBES REGISTRA AUMENTO DE 30% DE PASSAGEIROS NO SISTEMA DE TRANSPORTES PÚBLICO EM 2022
16/12/2022
Somando todas ações do transporte coletivo atendidos pela urbes em sorocaba chegavam em 2021 a uma média de 92 mil pessoas por dia, hoje são 135 mil.
Outro diferencial na melhoria da oferta e qualidade do transporte foi o aumento no número de linhas do transporte público em Sorocaba, que passou de 107, em 2019, para 120, atualmente.
E, ainda houve a implantação do Sistema Rápido Sorocaba, que teve início em 2021, com a instalação de Miniterminais, como aqueles já em funcionamento nos bairros Cajuru, Aparecidinha, Brigadeiro Tobias e Éden. O modelo é composto por linhas troncais, alimentadoras e outras que se integram nas estações de transferência, possibilitando que o usuário vá de um ponto para outro de forma facilitada pagando apenas uma tarifa.
Os ônibus que operam nesses pontos fazendo a ligação com a região central, são os mais modernos, articulados com ar-condicionado, internet sem fio e entrada USB para carregamento de dispositivos eletrônicos. Os novos Miniterminais contam com pontos de embarque e desembarque, estrutura e sinalização visual modernas, com cobertura, assentos e estão equipados com entrada USB para carregamento de celular e outros eletrônicos.
NO BRT
Em 2021, o sistema BRTS levava 32 mil pessoas por dia. Hoje, são 53 mil.
Para manter a qualidade dos serviços para a população, a operação conta com um suporte técnico operando 24h por dia, sem parar, que integra e conecta as informações geradas nos terminais, estações, ônibus, catracas, câmeras, sensores, canais de som e TV até os ônibus.
Com uma frota de 87 veículos, a modalidade BRT iniciou suas atividades em 30 de agosto de 2020, com a ativação do Corredor Itavuvu, saindo do terminal Vitória Régia conectando ao terminal Santo Antônio no centro da cidade. No primeiro semestre de 2021, entrou em operação o trecho do Corredor Ipanema, saindo do terminal São Bento e também conectando ao terminal Santo Antônio.
As avenidas receberam uma faixa especial de concreto e um novo asfalto. Já os pontos de parada ganharam um mobiliário urbano com cobertura, assentos, espaço reservado para cadeirante, tomadas USB, iluminação por placas solares e painéis informativos que indicam a chegada do ônibus.