Renovação de vistoria de veículos do transporte escolar em 2023/1


06/01/2023


Nesta quinta-feira, começaram as vistorias do transporte escolar no primeiro semestre do ano letivo de 2023, programado para o período de 5 a 31 de janeiro. Os agendamentos para os Autorizatários Pessoa Física estão disponíveis para as segundas, terças e quintas-feiras, das 09h às 11h30 (período da manhã) e das 13h às 16h30 (período da tarde) e deverão ser realizados através do Portal do Poupatempo (https://www.poupatempo.sp.gov.br), serviço disponível em Veículos → Outros serviços de veículos → Revistoria Escolar.


A Urbes também verificará neste 1º semestre, o atendimento à Resolução nº 07/2020, que trata sobre a afixação de adesivo, constando o número do Alvará do Autorizatário no veículo escolar, conforme informativo entregue para todos os condutores escolares no início do ano de 2023, com as devidas especificações.


Em parceria com o órgão do estado DETRAN, a Urbes estará com uma equipe de fiscalização presente nos dias das vistorias escolares, realizando a verificação do cumprimento da legislação municipal (adesivo e laudo de fumaça) e instalando o selo autorizador para o 1º semestre de 2023. 


A previsão é de 499 veículos, que atualmente possuem alvará da Urbes para atuar nesse setor, e deverão passar pelo procedimento de agendamento até o final de janeiro.


A Urbes orienta os condutores a verificarem com o DETRAN/SP – Unidade Sorocaba quais são os documentos necessários para levar à vistoria.

Todos os itens de segurança exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) serão vistoriados: a pintura da faixa lateral amarela com inscrição em preto, o tacógrafo (marcador de velocidade) e os cintos de segurança em número igual ao da lotação total permitida,  espelhos retrovisores e/ou câmeras que engloba a visão dianteira/lateral do veículo, etc. Existe, ainda, a preocupação com o meio ambiente e a poluição causada pelos veículos; por isso, há exigência do Relatório de Medição de Opacidade (Laudo de Fumaça).


A unidade do DETRAN de Sorocaba fica na Av. Quinze de Agosto, 4.800 – Jd. Leocádia.

 

Mais informações podem ser dadas através do telefone (15) 3519-3100.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP