Prefeitura de Sorocaba inicia obras do Corredor Oeste do BRT e do novo terminal de ônibus no Jd. Ipiranga


24/04/2023


 

Melhorias incluem requalificação asfáltica, iluminação em LED e instalação de câmeras de monitoramento nas avenidas General Carneiro, Armando Pannunzio e Américo Figueiredo; Intervenções acontecerão de forma a ocasionar o menor transtorno possível à população, o mais rapidamente possível e com parte dos serviços sendo realizada no período noturno.

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, nesta quarta-feira (12), deu início às obras de implantação do Corredor Estrutural Oeste do Sistema de Ônibus de Trânsito Rápido (Bus Rapid Transit – BRT) e de um novo terminal no Jardim Ipiranga. O projeto passou por readequações e, no novo formato, os ônibus da concessionária BRT, assim como de demais operadoras do transporte público na cidade, circularão pela faixa preferencial à direita.

As melhorias incluem completa requalificação asfáltica, iluminação em LED e instalação de câmeras de monitoramento, além de outras melhorias, nas avenidas General Carneiro, Armando Pannunzio e Américo Figueiredo.  As intervenções acontecerão de forma a ocasionar o menor transtorno possível à população, o mais rapidamente possível e com parte dos serviços sendo realizada no período noturno. Os locais estarão sinalizados e com as devidas orientações aos motoristas e pedestres.

“Essa obra simboliza a conquista de uma demanda antiga da comunidade. A alteração de faixa do corredor do BRT, que era um pedido de moradores e comerciantes situados nas proximidades das avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, vai causar um mínimo de transtorno e assegurar a melhoria no transporte público para toda a população”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, logo após assinar a ordem de serviço que autoriza o início das obras, durante ato realizado na praça do Jardim Ipiranga.

Também marcaram presença no evento o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto; os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana – Sesu) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom); o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o Comandante-Geral da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, Davi Dutra; assim como os vereadores Cláudio Sorocaba, que é presidente da Câmara Municipal; Luís Santos e Rodrigo do Treviso. A concessionária BRT Sorocaba esteve representada pelo seu diretor de Operações, Manoel Ferreira, e pelo gerente de implantação, Vitor Hugo Oliveira.

O novo corredor irá completar o eixo estrutural Leste/Oeste do BRT, concluindo, assim, o projeto do Sistema BRT em sua totalidade na cidade de Sorocaba e que, atualmente, opera com dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema), cinco estruturais (Sul, Centro, Leste, Binário e Hermelino Matarazzo) e dois terminais de ônibus (Vitória Régia e São Bento).

Atualmente, ao todo, são transportados em torno de 53 mil passageiros, por dia, no Sistema BRT e, com a ativação do Corredor Oeste, estima-se que o volume de operação cresça mais 30%. Com isso, após a efetivação do projeto todo, serão mais de 2,2 milhões de passageiros atendidos por mês. A previsão é que as obras estejam concluídas até janeiro do próximo ano.

A principal mudança no projeto original do Corredor Oeste é quanto à alteração de lado da faixa do corredor de trânsito do BRT, para que os ônibus trafeguem à direita pelas duas avenidas principais, assim como no modelo já adotado nas avenidas São Paulo (Corredor Leste) e Antônio Carlos Comitre (Corredor Sul). O investimento total nas obras do novo Corredor é de R$ 131,4 milhões, dos quais R$ 124,8 milhões via Caixa Econômica Federal (CEF) e R$ 6,6 milhões da Prefeitura de Sorocaba.

A assinatura do termo de reprogramação contratual foi feita pelo prefeito Rodrigo Manga e pela secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Sandra Holanda, em novembro do ano passado, em Brasília (DF). A alteração das metas físicas do contrato, no âmbito do Programa Pró-Transporte, também foi aprovada pela CEF.

 

O Corredor Oeste

O Corredor Estrutural Oeste do BRT terá extensão de 18,8 quilômetros e será implantado nas avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, com ligação pelas ruas Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até o novo Terminal Ipiranga.

“Para o Corredor Estrutural Oeste, estamos investindo R$ 77 milhões em obras e mais R$ 73 milhões em frota de ônibus superarticulados e Padron. Ao fim das obras, a população ganhará um sistema de ponta, com mais de 40 novos ônibus zero quilômetro, equipados com internet sem fio, tomadas USB, ar-condicionado, câmeras e integrado ao restante da malha do BRT”, aponta o diretor de Operações da BRT Sorocaba.

Para a implantação do Corredor Oeste está prevista a completa pavimentação da via à direita, a modernização do mobiliário urbano, com a padronização de 35 pontos de parada (com abrigos) e dos demais que compõem o sistema, além da construção do terminal no Jardim Ipiranga e de uma estação de integração (Miniterminal) no Jardim Tatiana. Os corredores de ônibus contarão, ainda, com iluminação com tecnologia de LED, assim como os novos terminais, e instalação de câmeras de monitoramento.

“Trata-se de um momento histórico para Sorocaba! O Sistema BRT entra em sua etapa final, garantindo mais conforto, agilidade, segurança, serviços de qualidade, melhorias viárias e valorização imobiliária”, aponta o diretor-presidente da Urbes.

As obras também vão contemplar melhorias de requalificação asfáltica, na sinalização viária e no paisagismo (ciclovias, bolsão de estacionamento e arborização, em conformidade com o Plano Municipal de Arborização Urbana); implantação de sistema semafórico inteligente; adequação dos passeios públicos com acessibilidade; passagem de fibra óptica subterrânea; câmeras de segurança por todo o trajeto, entre outras iniciativas.

Segundo o secretário da Semob, o Sistema BRT é uma iniciativa de sucesso já consolidada no município, que diminuiu de uma hora e meia para cerca de 50 minutos os deslocamentos nos eixos de Norte a Sul da cidade. “É possível cruzar a acidade de ônibus, rapidamente e pagando tarifa única. Mais que isso, com o novo Corredor Oeste, esse serviço será ampliado, garantindo não só agilidade nos deslocamentos do transporte público, mas também para todos os demais usuários dessas vias que receberão melhorias”, completa.

 

Interdições temporárias

O eixo contemplará, sobretudo, as avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, duas importantes artérias de tráfego no município. Ambas terão uma das faixas de trânsito temporariamente interditada, para execução dos serviços. Os trechos estarão devidamente sinalizados com placas de alerta e orientações para a população, tanto para condutores que trafegam na via, como também para os pedestres.

“As obras irão gerar algum transtorno momentâneo. Mas, é algo temporário e que será transformado em benefícios a todos. O nosso trabalho é focado em melhorias e elas chegarão. Por isso, pedimos a colaboração e compreensão de toda a população neste período de obras”, destaca o gerente de implantação da BRT Sorocaba, Vitor Hugo Oliveira.

A maioria dos trabalhos será realizada durante o dia, mas parte das atividades, como a pavimentação, poderá ocorrer à noite, diminuindo os impactos na rotina dos munícipes que circulam na região. “O perímetro possui muitos comércios, condomínios e residências, então, faremos tudo com muito cuidado para interferir o mínimo possível no fluxo”, complementa.

 

Alterações em pontos de parada

Considerando a necessidade de interdição temporária dos abrigos centrais da praça do Ipiranga, para a construção do Terminal Ipiranga (BRT Zona Oeste), será necessário alterar a parada das seguintes linhas: 11 – Manchester (sentido ida – contorno da Praça do Ipiranga, com passagem/parada pelo abrigo inferior e superior); 18 – Quintais do Imperador (ponto final com passagem/parada pelo abrigo inferior e parada no abrigo superior); 301 – Interbairros I (ponto final, com passagem/parada pelo abrigo inferior e parada no abrigo superior) e 302 – Interbairros II (ponto final, com passagem/parada pelo abrigo superior e parada no abrigo inferior).

Havendo necessidade, em razão da possível restrição na circulação de pedestres, para melhor atender aos usuários, os coletivos das linhas 18, 301 e 302, ao partir de seus respectivos pontos de origem, deverão contornar a praça do Ipiranga, realizando embarque no abrigo do lado oposto.

Mais informações podem ser obtidas pelo PABX: (15) 3519-3100; WhatsApp: (15) 99760-9621; site: www.urbes.com.br  e, ainda, pelo  WhatsApp da Ouvidoria da Urbes: (11) 98884-5218.

 

Fonte: SECOM




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